Comece pensando que seu cotidiano consiste de um constante vivenciar de situações que despertam em você uma série de emoções. Você vai digerindo as situações, lidando com elas, vai manifestando suas emoções e transformando seu ser. Assim é quando você é capaz de perceber e corrigir seus erros e valorizar suas virtudes. Isso é fruto do seu autoconhecimento, na concepção do Grupo SerNatural. Dessa forma você aprende com as lições da vida, se transforma, evolui e é feliz e saudável.
Mas, na maioria das vezes, as situações não são fáceis de serem digeridas, nem sempre conseguimos lidar com elas de forma adequada, entender a lição que aquela situação está tentando nos ensinar.
Pense que todo esse processo inevitavelmente acontece na vida de toda e qualquer pessoa, mas, na maioria das vezes, passamos por ele de forma automática, agindo e reagindo levados pelas emoções, sem controle, sem conhecimento, sem prever consequências que possam ser desastrosas para sua própria felicidade e saúde e para a saúde e felicidade daqueles que estão ao redor. Assim, intoxicamos o próprio ambiente onde vivemos.
Então, dizemos que passamos a vivenciar emoções tóxicas que nos causam sofrimento. Você passa a sofrer, em vez de aprender, fica estagnado de tal forma que acumulamos toxinas nos orgãos e ai não em vez de evoluir. A partir desse sofrimento emocional, seu sistema de defesa se enfraquece, você se torna mais vulnerável e fica a um passo de contrair qualquer doença. Quanto menos conhecimento você tem de si mesmo, mais vítima você se torna das emoções tóxicas.
Sendo assim, a forma como você reage aos estímulos da vida, a forma como vivencia as emoções do cotidiano, como se relaciona com o mundo e com as pessoas ao seu redor, como magoa ou se deixa magoar, como agride ou se deixa agredir, como ofende ou se deixa ofender, todo esse conjunto deve ser considerado quando você pensa em AUTOCONHECIMENTO.
Autoconhecer-se é ter consciência de si, conhecer seus pontos fracos e fortes, ter noção de seus defeitos e de suas virtudes, ter condições de utilizar suas melhores qualidades com confiança, para lidar com as pessoas e com os acontecimentos da vida. Autoconhecer-se é conhecer seu próprio comportamento emocional, ou seja sua provável forma de reagir diante de cada estímulo da vida e saber quando é momento de agir ou de se recolher, usando suas melhores estratégias para “vencer inimigos”, que na verdade, estão dentro de você.
Além disso, se você tem conhecimento de si pode perceber e escolher com mais facilidade, aquilo que o preenche, que o agrada, que lhe faz bem ou que lhe faz mal, portanto, você é livre para escolher, consegue viver com menos estresse, ser mais realizado, sofrer menos, enfim, você pode escolher ser mais feliz e Saudável.
Mas o contrário também é verdadeiro: muitas pessoas não conseguem se perceber, não conseguem saber o que é bom o que é ruim, o que está certo o que está errado naquele momento, para si, naquela situação. Ora deixam-se influenciar, ora querem influenciar o próximo; querem mandar, controlar, escolher pelo outro ou deixam que escolham por elas, deixam que interfiram nos seus propósitos, procrastinam. Têm medo, ou são indiferentes. Sofrem, mas não sabem por quê. Tornam-se “vítimas do destino”, são levadas pelas emoções como folhas ao vento, por não terem a consciência de si, o conhecimento de si mesmos. Desse modo não sabem a melhor forma de lidar com suas emoções e não percebem a ação deletéria de suas emoções descontroladas na sua saúde física e mental. Assim, não tem a liberdade de escolher.
Resumindo: a partir do seu autoconhecimento você tem sua liberdade de escolha, que é o remédio para muitos dos males que assolam o homem moderno. Para que seja possível escolher, você deve conhecer, entender e saber lidar com suas emoções. Esse é o resultado do seu processo do autoconhecimento.
Nós do Grupo SerNatural acreditamos que o autoconhecimento é a ação preventiva mais eficaz para evitar o surgimento de doenças!
CONHECER-SE TRAZ A LIBERDADE DE SER
Com nosso trabalho buscamos transformar a realidade. Nosso objetivo é claro e simples: a transformação de emoções destrutivas (ou tóxicas) em construtivas, que se refletem no bem-estar físico, numa condição de vida saudável, de forma rápida e precisa. Para que isso ocorra, contamos com o poder da prática do autoconhecimento fundamentada nas filosofias da Terapia Floral de Bach e da Sabedoria Oriental, assim como da visão antroposófica do papel do ser humano na natureza.
Continue conosco e entenda as DUAS LEIS NATURAIS que regem e orientam o bem-estar e a saúde do planeta e do SER.