O QUE É FLORAL
Acreditamos que toda terapia é mais eficaz quando o paciente se torna parte integrante do processo de cura. Por isso, observando dúvidas e questionamentos frequentes a respeito da terapia floral, sentimos a necessidade de definir, com maior exatidão, tudo a respeito do assunto. Em primeiro lugar, observamos que muitos confundem essência floral com remédios fitoterápicos. Outros afirmam que floral é a mesma coisa que homeopatia.
O QUE É FLORAL
Os Florais de Bach deram origem a muitos outros sistemas florais que tem se proliferado ao redor do mundo, porém, nem todos tem sido fiéis à forma como Dr. Bach os concebeu. Por isso, decidimos explicar O QUE É FLORAL e a melhor forma de definir os Florais de Bach, é dizer “o que não é floral”.
Primeiramente, apesar de ser feito de flores, não se pode esperar sentir o odor perfumado das flores ao abrir um vidrinho de floral. O floral também não pode ser chamado de extrato de flores, pois em sua formulação não existe qualquer princípio físico ativo que tenha sido extraído da flor ou da planta. A flor não é triturada nem moída para que dela se extraia um produto. Creio que esta característica já o distingue dos remédios fitoterápicos.
Floral tampouco é homeopatia. Embora as primeiras três tentativas de remédios feitos de flores tenham sido feitas pelo método de dinamização como da homeopatia, esse método de preparo foi definitivamente trocado pelo novo método encontrado pelo Dr. Edward Bach: o método solar. Em um próximo post do Grupo Ser Natural, vamos explicar, com detalhes, o momento mágico da descoberta desse método de colher a essência sutil que é liberada pelas flores.
Como dito acima, o que é realmente colhido das flores é sua essência mais sutil. Por isso, os florais não são remédios para o corpo, pois são mais sutis do que a doença física. Não cabe ao floral curar o corpo, mas ele pode, gradativamente, atuar nas nossas vibrações e ir transformando a forma como entendemos e vivenciamos nossas emoções. Sendo assim, para que possamos entender o que é floral e como ele atua, é preciso entender a forma como Dr. Bach entendeu a natureza humana, a doença e a cura.
Hoje nós sabemos que as emoções são responsáveis diretas pela nossa condição de saúde ou doença. Muitos terapeutas e profissionais da saúde do século XXI já atribuem a determinadas emoções, o surgimento de doenças especificas. Mas Bach percebeu isso no início do século XX.
Ele cresceu em meio à revolução industrial, convivendo com os trabalhadores da fundição de ferro que pertencia a seu pai. Edward Bach era uma pessoa muito sensível e tinha uma natureza frágil, o que o fazia compreender e sentir bem de perto o sofrimento humano. A angústia causada por esse conhecimento o fez decidir-se a seguir a carreira da medicina, pois ele precisava fazer alguma coisa para ajudar as pessoas a diminuírem o sofrimento. Além disso, durante sua formação como médico, o mundo passava pelas atrocidades da I Grande Guerra e da Gripe Espanhola (que dizimou 1% da população mundial). Graças à sua sensível observação, Bach convenceu-se de que o processo de adoecimento não poderia simplesmente ser fruto de uma “contaminação bacteriana” vinda do exterior. Afinal, perguntava-se ele, por que alguns adoecem e outros não, se todos estão igualmente expostos às mesmas bactérias e às mesmas condições lamentáveis de vida? Sua conclusão: a doença tem início a partir do sofrimento emocional, sendo que a evolução de qualquer doença depende da forma com o indivíduo afetado encara a vida e as questões do dia a dia, ou seja, depende da sua predisposição emocional que pode fortalecer o sistema de defesa ou enfraquece-lo, deixando o organismo, vulnerável à instalação de qualquer doença.
Bach percebeu que seria preciso cortar o mal pela raiz: cuidar das emoções para evitar o enfraquecimento do sistema de defesa e, de forma preventiva, evitar que as doenças se instalem. Ao trocar a medicina ortodoxa pela homeopatia, Bach iniciou essa busca por uma medicina natural que fosse capaz de cuidar das pessoas de forma integral (holística), considerando, não só a doença e seus sintomas físicos, mas tratando a pessoa, com suas queixas e dificuldades emocionais, responsáveis pelo sofrimento do corpo e da alma.
Dr.Bach foi um grande médico homeopata, mas a medicina homeopática ainda lhe pareceu muito complexa e inacessível à sofrida população do pós-guerra. Ele queria algo mais simples e acessível a todos. Continuou pesquisando muito, experimentando incessantemente em busca de um tipo mais simples de remédios que atingissem seu objetivo.
Bach era seu próprio laboratório de pesquisas. Assim, quando levado por sua intuição, tomou a gota de orvalho de uma flor, percebeu uma transformação acontecer em si mesmo. A água do orvalho, com o auxílio do calor do sol, estava impregnada com a essência energética da flor. Esse orvalho foi capaz de gerar nele, um equilíbrio emocional, transformando o estado de ansiedade em que se encontrava, gerando maior harmonia no seu ser.
Por isso, definimos Essência Floral como um remédio vibracional que tem o objetivo de melhorar o estado de saúde do indivíduo por meio do despertar da sua percepção sobre os efeitos que as emoções podem causar na sua saúde física e mental.
Mas talvez você prefira chamá-la da mesma forma que Bach chamou: um remédio para a alma.