O QUE É SIGNATURA
Quando consideramos as 38 flores que Bach escolheu para formular suas essências, nos perguntamos por quê foram aquelas as escolhidas em meio a um universo tão diversificado de espécies florais. Para responder a esta pergunta faz-se necessário entender cada uma delas, saber onde nascem, qual o tipo de suas sementes, como são as folhas, de que tipo são as raízes, como se reproduzem... Enfim, é necessário conhecer a signatura das flores.
O QUE É SIGNATURA
Signatura é o termo que é usado dentro do universo da terapia floral quando queremos nos referir ao conjunto de características que definem uma planta, o gestual que a torna única, que a individualiza.
Vamos exemplificar esse processo, utilizando a primeira essência floral formulada por Dr. Bach, o floral IMPATIENS.
Conhecendo a biografia de Dr. Bach, sabemos que ele era uma pessoa muito ativa e produtiva, pioneiro nas suas descobertas, inquieto e impaciente. Não podia perder tempo, pois tinha noção do tamanho de sua obra e da precariedade de sua própria saúde, que lhe encurtava o tempo de vida.
Quando Dr. Bach saía em busca da flor para curar determinado sofrimento emocional, observava sua signatura, buscando nela os sinais físicos e comportamentais que fizessem referência, tanto ao estado de sofrimento da pessoa, (no seu caso, a ansiedade causada pela impaciência) como ao estado positivo, (paciência e paz de espirito).
Ele já conhecia impatiens: uma flor que apresenta um sinal evidente da impaciência, pois suas sementes, guardadas dentro de pequenas vagens, são bruscamente atiradas ao longe, ultrapassando tudo e todos, espalhando -se por todos os lados, com pressa, germinando e florindo antes que qualquer outra planta seja capaz, sequer de lançar suas sementes.
Esse conjunto de características sugere pressa, impaciência e desejo de fazer tudo “antes do tempo”.
Ao mesmo tempo, ela é uma flor muito delicada, sustentada por uma haste fininha que balança para permitir que a abelha se apoie nela para colher o pólen, sugerindo paciência, gentileza e generosidade.
Assim, numa manhã bem cedinho, caminhando pelos campos, Bach entrou em contato com a flor impatiens. Sentia em si, a ansiedade e a irritabilidade causadas por sua impaciência. Colocando-se como sua própria cobaia, tomou o orvalho dessa flor
Além de muito sensível, Dr. Bach era uma pessoa extremamente capaz, dedicada e estudiosa. Conhecia desde botânica até filosofias estranhas a seu ambiente de médico ocidental, cita Buda e a filosofia da medicina oriental, conhece a Lei dos Semelhantes (que fundamenta a Homeopatia). Todo esse conjunto deve ter ajudado Dr.Bach a ter seu momento de percepção máxima, seu momento “eureca” ao tomar o orvalho de impatiens.
Naquele momento, Bach sentiu a transformação do seu padrão negativo de impaciência e irritabilidade. Ele se acalmou! Os contrastes percebidos pela cuidadosa observação da planta fizeram Bach pensar nos sinais de irritação e impaciência opondo-se a docilidade e delicadeza do paciente movimento da flor que espera a abelha terminar seu trabalho, características opostas dentro de um tema, no caso, paciência versus impaciência.
Acalmar-se naquele momento foi a transformação que fez com que ele pudesse dar tempo ao tempo e passasse a contar com aqueles que, embora não tivessem a capacidade de manter o ritmo acelerado desejado por Dr. Bach, puderam auxiliá-lo no desenvolvimento de seu trabalho, A essência floral Impatiens acalmou sua ansiedade, sem destruir nele sua capacidade de estar à frente com seu projeto tão valioso para a humanidade.
Para nós, estudiosos dos florais, é fundamental sabermos que cada flor escolhida por Bach passou por esse processo de observação e de identificação com a transformação emocional. ”Entender o gestual (ou a signatura) da planta é mais uma arte que uma ciência. Serve para apontar um caminho para que se continue a observar e pesquisar as plantas e compreender como expressam as forças vivas da natureza”. (Julian Barnard, Forma e Função). Portanto, a signatura é um elemento estrutural no estudo dos florais de Bach. É preciso dedicar atenção à signatura das plantas, pois o seu conhecimento fundamenta a transformação e nos permite entender qual o caminho a seguir, se quisermos nos libertar do sofrimento emocional.