logo sem end blog.png

Grupo SerNatural

Educação e Saúde 

Arte de Combinar Florais de Bach e a Sabedoria Oriental  

 

 

AS DUAS LEIS NATURAIS

 

acm.png

Dr. Bach (criador da Terapia Floral) explana que para que possamos nos orientar pela vida e ter saúde plena, devemos entender o ser humano e suas potencialidades, assim como devemos entender o ambiente, ou seja, ele  nos relembra que, antes de mais nada, somos seres humanos da Natureza, nela estamos inseridos e portanto, devemos amá-la e respeitá-la. Portanto, como parte da Natureza, todo ser humano, assim como a própria natureza, somos regidos por duas Leis a que chamamos Verdades Universais. São elas: A LEI DA UNIDADE E A LEI DA INDIVIDUALIDADE.

 

A LEI DA UNIDADE

 

Dr. Bach nos diz:“...um grande princípio é a compreensão da unidade de todas as coisas, de que o criador de tudo é o amor, e de que tudo aquilo que temos consciência é, em seu número infinito de formas, uma manifestação do amor,” esse amor que existe dentro de cada um de nós, que nos une a todos e que temos que desenvolver e alimentar a cada dia.

 

A palavra Unidade está relacionada ao conceito de amor, uma vez que o amor permite a união de todas as coisas; o amor integra como uma liga que funde tudo e todos, formando um todo, uma “coisa só”, ele constrói uma unidade. O contrário disso seria todo sentimento que separa, que divide, que desintegra, que destrói. A lei do amor é a própria lei da unidade, que mantem tudo e todos em conexão. O amor permite que você tenha capacidade de conectar-se com inúmeras possibilidades de ser e de agir. Agir com amorosidade, permite a você se harmonizar com o próximo, o que contribui com a melhora na saúde de ambos, resultando na felicidade.

A Lei do Amor, ou a Lei da Unidade, como Dr. Bach denominou, nos ensina que qualquer ação contra nós mesmos ou contra alguma outra pessoa afeta o todo”, e que, da mesma forma, ações a favor de um, beneficiam o todo.

 

Saiba que a energia amorosa que brota de dentro de você é poderosa e ilimitada! Ela tem a capacidade de unir diversas partes da sua consciência, gerando paz interior e o leva a expressar-se amorosamente no mundo externo. Por isso, ela o direciona para o caminho certo a cada momento, auxiliando-o a entender o outro, a entender as situações, a agir e reagir a cada instante da vida de forma positiva e construtiva. O amor além de potencializar os processos de regeneração, promove um aprendizado profundo que o direciona para um estado de espírito mais evoluído. A Filosofia que fundamenta a terapia dos Florais de Bach nos resgata uma visão unitiva do ser humano, ou seja, a consciência de que somos todos, Um!

 

A LEI DA INDIVIDUALIDADE

 

Dr.Bach explica que o ser humano é constituído de três partes e que precisam estar em constante ressonância. São elas:

O CORPO FÍSICO, que se compõe de todos os tecidos, células, glândulas, órgãos e substâncias que vibram de forma organizada e afinada para que as necessidades emocionais e espirituais da nossa consciência possam se manifestar. O corpo é o nosso ser mundano, o eu terreno que funciona como o templo da alma.

A ALMA é o veículo que nos faz entrar em contato com as experiências a serem vivenciadas com o objetivo de evoluir. Nos ajuda a gerenciar nossas vivências interiores através da identificação das emoções e das influências do ambiente no nosso campo emocional. É através da alma que a nossa sensibilidade compassiva é trabalhada e aperfeiçoada dentro de nós.

O EU SUPERIOR é o estado de consciência de um padrão mais desenvolvido e elevado, que é a parte divina de cada um de nós. Alguns estudiosos chamam de self, mestre interior, guia interior, semente crística, atividade búdica, etc. Dr. Bach afirma que esse estado de consciência se manifesta em nós como bênçãos de conhecimento e nos faz resgatar qualidades divinas como paz, esperança, alegria e fé.

Em resumo, EU SUPERIOR guia a ALMA que sente e aflora esse conhecimento, e se manifesta no CORPO, nosso eu terreno, para que ele vibre  e vivencie as manifestações divinas no nosso dia-a-dia.

Enquanto essas três partes estão conectadas, o estado de saúde se afirma e fortalece. Aqui temos o que Dr.Bach considera um INDIVÍDUO.

Quando  a alma entra em contato com vivências que acionam emoções  de natureza negativa, a conexão com o Eu Superior começa a ficar distante e não identificável pela nossa consciência mundana/cotidiana. Ocorre uma desconexão entre o eu terreno e o Eu Superior e passamos, então, a sofrer emocionalmente. Assim pecamos contra a Lei da Individualidade.

Neste estado de tensão emocional o corpo físico começa a gerar compensações cada vez mais evidentes que se mostram nas reações bioquímicas. As células começam a acumular toxinas que não são totalmente eliminadas pelo sistema de regeneração  sistêmica, levando a um prejuízo  de suas funções. Num processo mórbido gradativo, as compensações começam a se instalar e fixar sua marca na estrutura celular do  corpo, originando as conhecidas doenças físicas.

O respeito à lei da individualidade deve ser validado a todo momento. O trabalho de autoconhecimento permeado por sua consciência amorosa é o caminho.

A terapia floral não só aciona o processo de transformação emocional, como também ensina a lidar com as emoções, fortalecendo  nossa individualidade. Dr. Bach diz  que a transformação emocional *“se resolve no esforço de transmutação das qualidades inferiores do eu em Virtudes Superiores da unidade..”. *

Concluindo: o respeito às leis da Individualidade e da Unidade deve ser observado em cada ato e pensamento, a cada momento do nosso dia-a-dia. Quando conseguimos adquirir sabedoria através da observação dessas duas leis, começamos a potencializar a transformação emocional proporcionada pelas essências florais, pois passamos a direcionar nossos caminhos pela via do amor. No próximo texto, falamos sobre o Amor, a Doença e a Cura.

Siga-nos.