logo sem end blog.png

Grupo SerNatural

Educação e Saúde 

Arte de Combinar Florais de Bach e a Sabedoria Oriental  

 

 

CLASSIFICAÇÕES DAS ESSÊNCIAS FLORAIS

parte 1

 

imagem VIDRINHOS.jpg

Existem duas formas de classificação das Essências Florais. Elas são de grande ajuda no momento da escolha das essências adequadas às situações emocionais em questão. Ambas devem ser consideradas, cada uma no seu momento adequado. Aqui você encontra esclarecimentos importantes para escolher, com maior eficiência, a essência mais indicada para cada condição de alma. Trouxemos uma visão panorâmica sobre os conceitos criados por Dr. Bach, as razões e as formas como catalogou as essências florais.

 

OS SETE GRUPOS


A classificação mais conhecida e utilizada atualmente é dos Sete Grupos.  

Ao finalizar a descoberta das 38 essências, Dr. Bach agrupou as essências florais em sete grupos. Seu objetivo, então, era facilitar a escolha das essências pelos usuários. A divisão em sete grupos foi determinada pelas semelhanças entre estados emocionais a serem tratados. São eles:


1.Para os que tem Medo:
Rock Rose , Mimulus , Cherry Plum, Aspen e Red Chestnut.


2. Para os que sofrem de Solidão:
Water Violet , Impatiens e Heather.

3. Para os que sofrem de Incertezas:
Cerato, Scleranthus, Gentian , Gorse, Hornbeam e Wild Oat.

4. Para os que tem pouco Interesse ou Falta de foco no Presente:
Clematis, Honeysuckle, Wild Rose Olive, White Chestnut, Mustard e Chestnut Bud.

5. Para os que possuem Alta Sensibilidade a Influências e Idéias:
Agrimony , Centaury , Walnut e Holly

6. Para os que sofrem de Desalento ou Desespero:
Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak e Crab Apple.

7. Para os que tem Cuidado Excessivo com o Bem Estar dos Outros:
Chicory, Vervain, Vine, Beech e Rock Water.

 

 

A ORDEM DAS DESCOBERTAS 

UMA OUTRA FORMA DE CLASSIFICAÇÃO

 

jul.jpg

Julian Barnard - produtor das HEALING HERBS ESSÊNCIAS FLORAIS DE BACH

Em nossos estudos sobre a Terapia Floral tivemos a felicidade de entrar em contato com outra forma de classificar as essências florais, trazida pela  releitura do pesquisador Julian Barnard. Sua proposta foi averiguar com fidelidade, por meio de  vigorosa pesquisa sobre a biografia do Dr. Bach, o porquê da escolha de cada uma das flores para tratar os diversos  estados emocionais passiveis de serem vivenciados por cada um de nós.  Estudioso, amante  do  trabalho  com  as  essências  florais,  

Julian Barnard resgatou os conceitos que foram sendo gerados a medida que Dr. Bach descobria novas essencias e desenvolvia seu trabalho. Esta classificação se dá conforme a profundidade de atuação de cada essência dentro do campo emocional, por isso mesmo, segue exatamente a ORDEM DAS DESCOBERTAS DE CADA ESSENCIA no decorrer desse processo.

Assim, as primeiras 12 ESSÊNCIAS foram chamadas por Dr.Bach de DOZE CURADORES. Na sequencia vieram os SETE AUXILIARES e finalizando, ele buscou os DEZENOVE COMPLEMENTARES, totalizando 38 essências florais que formam o repertório que compõe, até hoje, A Terapia Floral de Bach, que deu origem a tantas outras que existem espalhadas pelo mundo nos tempos atuais.

 

(continue lendo: AS CLASSIFICAÇÕES DAS ESSÊNCIAS FLORAIS DE BACH - PARTE 2)